quinta-feira, 21 de setembro de 2017
assinantes
   Assinatura Ativo Access


Não Assinantes
ConteÚdo
DOWNLOADS
Interação
dicas aleatórias
Notícias
Backups - imprescindíveis

Publicado:
19/07/2009
 

Olá eu sou leigo no assunto...mais mesmo assim consegui criar um banco de dados em 2001 e até hoje trabalho e o modifico.
Tenho um pequeno negócio ... mas com o decorrer do tempo esse banco de dados foi crescendo e crescendo. Agora ele já está com 50MB será que corro o risco de um dia ele não suportar mais e eu não conseguir cadastrar nenhum cliente?

Caro visitante:

Em todo e qualquer software é muito importante o backup diário. Por exemplo, determinada manhã entraram muitos negócios, não perca tempo, faça um backup na hora do almoço e assim por diante. O backup no final do expediente é imprescindível e inadiável.

Mais garantias: não se contente com somente um backup - uma boa estratégia é ter backups semanais. De que maneira? Use um pendrive, abra diversas pastas: segunda, terca, quarta, ... quinzenal e mensal. Então, hoje é segunda-feira por exemplo, final do expediente, vc faz backup do seu mdb para a pasta "segunda" substituindo o arquivo que lá está e assim por diante. Da mesma maneira faça backups extras dias 15 e no último dia do mês.

Existe uma maneira de tornar esses backups bem rápidos, criando arquivos .bat (leia-se ponto bat), práticos e com pouca programação. Segue um exemplo:

Arquivo Segunda.bat criado usando o bloco de notas

copy c:\PastaDoMeuMDB\MeuMDB.mdb d:\segunda\Meu.mdb

Salve esse arquivo como segunda.bat, terca.bat, quarta.bat... após alterar o nome das pastas correspondentes.

onde d: é o drive do seu pendrive no seu micro. Segunda é o dia da semana. Reproduza esse arquivo para dia da semana.

Vc terá na área de trabalho do seu micro todos esses arquivos e no final do expediente bastam dois cliques. Sempre haverá a necessidade de verificar se a cópia foi realmente feita, usando o explorer e conferindo a data do arquivo no pendrive.

Pronto, vc já tem uma estrutura de backups bastante simples e eficiente e que irá lhe permitir certa tranquilidade quanto aos seus dados.

Avançando um pouco mais:

Abra o seu MDB no modo estrutura, ferramentas, opções e na caixa de opções que se abrirá na guia "Geral" marque a opção "compactar ao fechar". Agora sim o seu MDB ficará "magrinho" outra vez.

E com o tempo vc sempre poderá ter um hd externo e usar um software para fazer backups automaticamente com hora marcada: veja alguns exemplos:

http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=3737&raiz=2&kw=hd+externo - sem compromisso da nossa parte.

Agora um exemplo de software para automatizar seu backup:

http://www.baixaki.com.br/download/cobian-backup.htm - já vimos alguns usuários usando o Cobian backup com sucesso.

Esse é o site do autor: http://www.educ.umu.se/~cobian/index.htm

Recomendamos firmemente que vc faça um backup antes de se aventurar nessas sugestões.


[ ] ´s
Equipe AtivoAccess


« Voltar



 

Assine AtivoAccess
     CD Ativo Access = R$ 44,70

 

   Copyright © Ativo Access 2003 - 2017- Todos os direitos reservados   Política de Privacidade | Fale conosco