quinta-feira, 25 de maio de 2017
assinantes
   Assinatura Ativo Access


Não Assinantes
ConteÚdo
DOWNLOADS
Interação
dicas aleatórias
Dica #2
Criando ADD-INS (SUPLEMENTOS) no Access 97
Publicado: 24/03/2000

Dicas

Os Dez Mandamentos do Access
Autor:  http://www.mvps.org/access/tencommandments.htm (http://www.mvps.org/access/tencommandments.htm)
Publicado:  24/09/2004
Visitas: 7972
 
Os Dez Mandamentos do Access

E aconteceu que os gritos e lamentações dos novatos em Access foram ouvidos pelos deuses da BaseDeDados, e seus corações se comoveram, tendo pena de seus seguidores. E eles abriram suas bocas e falaram, dizendo: "Nunca mais os jovens e inocentes caminharão sem guia em suas jornadas. Nós lhes daremos guias, sim, e a todos aqueles que desejam seguir o caninho da sabedoria." E fizeram com que estes mandamentos fossem escritos e colocados diante dos olhos daqueles que buscam iluminação.

Assim sendo, deves prestar atenção às palavras daqueles que vieram antes de ti, e manter estes mandamentos em teu coração ao criar teu aplicativo de Base de Dados. Se seguires estes mandamentos tua carga será mais leve e teu caminho será reto.

1. Criarás tabelas normalizadas e entenderás teus campos e relacionamentos antes de começar.

2. Não permitirás ao teu usuário ver ou editar tabelas diretamente, mas apenas através de formulários e evitarás o uso de campos pesquisa*, que é a criação do mal.

3. Usarás uma convenção de nomes, obedecerás seus recursos e nunca permitirás espaços em teus nomes de campos.

4. Comentarás teus procedimentos e explicarás cada variável.

5. Entenderás o tratamento de erros e o usarás em todos os teus procedimentos.

6. Dividirás tua base de dados.

7. Não usarás campos de Auto Numeração com valores que te signifiquem alguma coisa.

8. Não copiarás e colarás códigos de outras pessoas sem pelo menos tentares compreender o que faz.

9. Não usarás "SendKeys", "Smart Codes" ou "GoTo" (a menos que o GoTo seja parte de um processo OnError) pois estes te desviarão do caminho da retidão.

10. Farás back-up de tua base de dados fielmente, trabalhando não em tua base de dados de Produção, mas numa Cópia Protótipo, como é correto e bom fazer.

Assim falaram os deuses da BaseDeDados, e abençoados sejam seus nomes! E abençoados, também, sejam aqueles que contribuem para este Grupo de Discussão - dando livremente de si mesmos para servir àqueles que têm sede e fome de conhecimento e entendimento!


* Os Males dos Campos Pesquisa

Um campo de pesquisa em uma tabela mostra o resultado da pesquisa. Por exemplo, se um usuário abrir uma folha de dados verá uma coluna com nomes de empresas, mas o que está na tabela, na verdade, é um IdEmpresa numérico, e a tabela está vinculada, por meio de um comando select, à tabela empresas por aquele campo.

Qualquer consulta que utilize tal campo de pesquisa para fazer um sort pelo nome da empresa não funcionará. Nem uma consulta que utilize o nome da empresa como critério para aquele campo. Se um usuário criar uma caixa de combinação para selecionar o nome de uma empresa usando uma lista de valores, o campo pode ser sobrescrito;

Um novo relacionamento é criado, criando um novo conjunto de índices, ao criar um Campo de Pesquisa, fazendo com que aumente o tamanho da base de dados sem necessidade.

Se for usada uma combo baseada no campo pesquisa e for aplicado um filtro, o efeito de filtro persistente do Access muitas vezes salva o filtro e, na próxima vez que o form for aberto, aparecerá um prompt solicitando o valor (que não pode ser fornecido e gerando um erro).

Relatórios baseados em campos pesquisa necessitam de uma caixa de combinação para mostrar os dados, fazendo com que executem mais lentamente. A origem dos dados também pode ser modificada para incluir a tabela, entretanto o índice (a menos que tenha sido criado com um relacionamento "verdadeiro") não estará otimizado.

Campos pesquisa mascaram o que está realmente acontecendo e ocultam a correta metodologia relacional do usuário. A base de dados não pode ser corretamente "upsised" para, ou consultada por, outro motor de base de dados (sem a remoção de todos os campos pesquisa) porque nenhum outro motor os utiliza.

Se a segurança for implementada, permissões de acesso a tabelas normalmente são negadas, e são usadas consultas para acesso a dados. Muitos erros irão ocorrer informando que não existem permissões para uma tabela específica, que nem está sendo usada na consulta (mas o campo pesquisa a necessita). Se as consultas forem aninhadas ou complexas, pode levar algum tempo até descobrir qual o campo pesquisa que está causando o erro (isto é, se acontecer com você, só imagine o que o seu usuário vai dizer...

Traduzido por Osmar Jr. (osmarjr@ativoaccess.com.br) de http://www.mvps.org/access/tencommandments.htm

  « Voltar

 

Assine AtivoAccess
     CD Ativo Access = R$ 44,70

 

   Copyright © Ativo Access 2003 - 2017- Todos os direitos reservados   Política de Privacidade | Fale conosco