domingo, 25 de junho de 2017
assinantes
   Assinatura Ativo Access


Não Assinantes
ConteÚdo
DOWNLOADS
Interação
dicas aleatórias
Dica #60
Controle Calendário
Publicado: 17/04/2007

Dicas

Access 2000 - Conversão de sistemas desenvolvidos em Access 97
Autor:  Ivo Tadeu (ltadeu@bol.com.br)
Publicado:  31/01/2004
Visitas: 12380
 
1. Esclarecimentos:
O Access 2000 teve o seu Gerenciador de Banco de Dados (JET) e os objetos Data Access Objects (DAO) e ActiveX Data Objects (ADO e ADOX) atualizados, respectivamente, para as versões 4.0, 3.6 e 2.5. Versões estas que exigem a conversão de aplicativos desenvolvidos nas versões anteriores do Access.

Ao abrir um arquivo do Access 97 no Access 2000, este reconhece que o arquivo é de uma versão anterior e disponibiliza uma caixa de diálogo, onde permite que se faça a conversão (rotina 2.1) ou simplesmente abra o arquivo sem convertê-lo.

Abrindo o arquivo sem convertê-lo, a mensagem de conversão não é mais mostrada ao abri-lo novamente, mesmo que seja aberto de uma outra máquina, já que o Access 2000 grava no mdb que o usuário tomou conhecimento da mensagem. Não é permitido modificar a estrutura de qualquer objeto do mesmo. Ao fazê-lo será emitida uma mensagem explicando e orientando como fazer a conversão. Caso seja necessário convertê-lo, execute a rotina 2.2.

Não converta arquivo de dados compartilhado (Servidor/Back-End) para o formato do Access 2000 (Jet 4.0) até que todos os usuários que se conectam a esse arquivo tenham feito a conversão de seus arquivos (Cliente/Front-End) para o Access 2000, o que não precisa ser feito uma só vez. Ao tentar vincular um front-end Access 97 aos arquivos do Jet 4.0, o usuário receberá a seguinte mensagem de erro: "Formato de Dados não Reconhecido".

Se a aplicação for protegida ao nível de usuário, para que possa ser executada corretamente a política de segurança, será necessário converter o arquivo de grupo de trabalho (.mdw) da aplicação. Para isso, compacte-o e depois converta-o. Posteriormente, use o "Administrador de Grupos" para associar o .mdw à aplicação convertida.

2. Conversão
Procedimentos Preliminares (recomendáveis)
Garanta que terá acesso exclusivo a partir desse momento; renomeie o arquivo (isso evita renomer posteriormente o arquivo convertido para dar-lhe o nome original do sistema, ou seja, o nome do arquivo antes de ser renomeado nesse momento); compacte o arquivo a ser convertido (isso agiliza o processo de conversão e evita problemas; abra o arquivo, selecione um formulário ou módulo e clique em estrutura; clique em "Código" no menu "Exibir". Ao abrir a Janela Código, do Editor do Visual Basic, clique em "Compilar e Salvar todos os Módulos" no menu "Depurar". Corrija todos erros apontados pelo compilador (Isso evita mensagens futuras ao abrir o banco de dados convertido no Access 2000 e melhora a performance);feche o arquivo;

2.1. Conversão na primeira vez que abrir um arquivo:
Execute a rotina: Procedimentos Preliminares; abra o arquivo no Access 2000. Caso o mesmo esteja protegido por senha, informe-a;

O Access 2000 exibirá uma caixa de diálogo (Converter/Abrir Banco de Dados);
Escolha a opção Converter Banco de Dados e confirme clicando em OK; na caixa de diálogo que se abre (Converter banco de dados em), substitua o nome db1.mdb, padrão, pelo nome original usado antes de ter sido renomeado (alínea "b", Procedimentos Preliminares). O arquivo convertido terá, praticamente, o mesmo tamanho do arquivo na versão do Access 97, assim, certifique-se de que há espaço suficiente no disco rígido; clique em Salvar para fechar a caixa de dialogo e realizar a conversão.

2.2. Conversão após o arquivo já ter sido aberto no Access 2000:
Execute a rotina: Procedimentos Preliminares; Inicie o Access 2000, não abra nenhum banco de dados; Escolha no menu as opções: Ferramentas/Utilitários de Banco de Dados/ Converter Banco de Dados/ Para versão atual do banco de dados do Access....; Selecione a unidade, diretório e o banco de dados a ser convertido e clique em converter; Execute as Alíneas "e" e "f" da rotina 2.1.

3. Outros esclarecimentos:
Mantenha cópia de segurança dos arquivos do Access 97, mesmo depois da conversão. Os arquivos convertidos podem apresentar problemas. Os arquivos .mde não são passíveis de conversão e nem mesmo de serem abertos pelo Access 2000. Ao tentar abrir um arquivo .mde, o usuário receberá a seguinte mensagem: "Você não pode converter ou ativar um arquivo MDE." Recompile o seu código sempre que renomear um arquivo de banco de dados. Pois ao renomeá-lo o código é descompilado, perdendo performace. Caso receba a mensagem abaixo, ao abrir pela primeira vez um banco de dados convertido, execute o procedimento da alínea "c" do item 2, Procedimentos Preliminares, no Access 2000, e corrija todos os erros apontados pelo compilador.

Mensagem: "Ocorreram erros de compilação durante a conversão ou ativação desse banco de dados. O banco de dados não foi salvo no estado compilado. O desempenho deste banco de dados será prejudicado porque o Microsoft Access terá de recompilar o banco de dados para cada sessão."

O Access 2000, diferentemente das versões anteriores, permite conversão nos dois sentidos, ou seja, 97 para 2000 e vice-versa. Para converter um arquivo do Access 2000 para o Access 97, proceda como segue:

Inicie o Access 2000 e abra o arquivo a ser convertido;clique no menu Ferramentas/Utilitários de bando de dados/Converter banco de dados/ Para versão anterior de banco de dados do Access ... selecione a unidade, diretório e arquivo a ser convertido e informe um nome para o banco de dados a ser convertido.

Clique em Salvar para proceder a conversão. A seguinte mensagem será exibida: "Seu computador não possui uma das bibliotecas de objetos do Access 97, pelo menos. O banco de dados convertido só funcionará depois que você abrir o banco de dados usando o Access 97 e corrigir quaisquer referências ausentes." clique em OK para continuar a salvando o banco de dados no formato doAccess 97.

  « Voltar

 

Assine AtivoAccess
     CD Ativo Access = R$ 44,70

 

   Copyright © Ativo Access 2003 - 2017- Todos os direitos reservados   Política de Privacidade | Fale conosco