sábado, 26 de setembro de 2020
DVD
ConteÚdo
DOWNLOADS
Interação
dicas aleatórias
Dica #12
Formulário Default - Dica de Ouro
Publicado: 31/01/2004

Artigos

MS-Access: aviso de macros

De repente começaram a surgir uns avisos de macro ao iniciar sua aplicação Access. Veja como e porque nesse artigo do Amaral.

Por: Roberto Amaral Fernandes (amaral@ativoaccess.com.br)
Publicado: 25/05/2008  Visitas: 6539
Dificuldade: Básico

Indicação de Artigo  Imprimir

Até a versão Office XP o Access trabalhava com o nível baixo de segurança, e rodava qualquer banco de dados sem problemas. O Access 2003 (em diante) faz a verificação do nível de segurança e da assinatura digital (que é um certificado) atribuido ao projeto. Equivale a uma identificação digital da origem do projeto. Mesmo que o seu banco de dados não tenha macros você já deve ter recebido um aviso desses:


Aviso de segurança do Access 2003

Você quer se livrar desse aviso? Siga a receita:


Clique em “Segurança”



Níveis de segurança: se você escolher o nível “Baixo” o aviso de macro não será mais exibido, mas... o usuário ficará sem o recurso de segurança.

O Office tem 3 níveis de segurança: alto, médio e baixo. Até a versão Office XP o Access trabalhava com o nível baixo, e rodava qualquer banco de dados sem problemas. O Access 2003 (em diante) faz a verificação do nível de segurança e da assinatura digital (que é um certificado) atribuido ao projeto. Equivale a uma identificação digital da origem do projeto.

Uma assinatura digital pode ser confiável ou não. A confiável precisa ser garantida por uma entidade autorizada pela Microsoft, ou definida pelo usuário final como confiável.


Mas, e as aplicações que são distribuidas para os clientes?

Você tem duas soluções:

- Comprar um certificado de uma empresa autorização pela Microsoft, que custam muito e devem ser atualizados anualmente. Serve para aplicações distribuidas no mercado de software.

- Criar um certificado próprio. Com esse certificado o usuário recebe o aviso de macros na primeira vez que abrir o aplicativo e depois de confirmar o certificado fica salvo como confiável.


E vamos ao que interessa: como criar um certificado próprio?

É simples: Botão Iniciar do Windows / Microsoft Office / Ferramentas do Office / Certificado Digital para projetos do VBA:


Emissor do certificado próprio de segurança

Para atribuir o seu certificado ao seu sistema Access faça o seguinte: abra a janela de códigos / Ferramentas / Assinatura Digital:


Ainda não está assinado

Clique em escolher:

Escolheu: certificou.


Olha “ele” aí. Vale até 2039.


Atenção: sempre que alterar o código VBA, assine novamente o projeto. Portanto é uma providência para projetos em fase final de acabamento.

Até a próxima.

*Roberto Amaral Fernandes: é desenvolvedor Access e faz parte da Equipe AtivoAcess.

Links relacionados:
http://

Artigos relacionados:
  Nenhum artigo relacionado



 

   Copyright © Ativo Access 2003 - 2020- Todos os direitos reservados   Política de Privacidade | Fale conosco