segunda-feira, 06 de julho de 2020
DVD
ConteÚdo
DOWNLOADS
Interação
dicas aleatórias
Dica #71
Controlando a Barra de Status no MS Access
Publicado: 25/08/2008

Artigos

Ambiente Multi-Usuários no Access (Parte 2)

Nesta segunda parte do artigo, vamos implantar nosso sistema protegido em rede.

Por: Mauri Célio Gonçalves Junior (mauri.goncalves@uol.com.br)
Publicado: 11/06/2005  Visitas: 5258
Dificuldade: Intermediário

Indicação de Artigo  Imprimir

Nesta segunda parte do artigo, vamos implantar nosso sistema protegido em rede.

O procedimento é muito simples:
Na máquina no seu usuário abra o Microsoft Access:

1. Vá ao Menu Ferramentas / Segurança / Contas de Usuário e Grupo
2. Se houver usuários cadastrados, é recomendável exclui-los e deixar somente a conta de Administrador que é padrão do software. Não se preocupe em colocar senha nesta conta, pois ela não permitirá acesso no sistema protegido, mesmo sendo Administrador.
3. No mesmo menu Ferramentas / Segurança deve haver o item "Administrador do grupo de trabalho" clique nele e em seguinda clique em "Associar-se"
4. Clique em procurar e busque o arquivo de informações de usuários do sistema (Na parte 1 do artigo ele está representado como "Protegido.mdw")
5. Clique em ok, e novamente em ok.
6. Aparecerá a mensagem de confirmação da associação ao grupo de trabalho.
7. Pronto ! Basta colocar um atalho do arquivo mdb no desktop do seu usuário.
8. Dê um clique duplo no atalho para abrir o sistema. Se aparecer a mensagem "Sem permissão para executar o arquivo..." feche, entre no Access e configure uma senha qualquer para a conta Administrador (aquela padrão do Access) é uma maneira de forçar a entrada com login e senha.
9. Se, ao contrário do item 3, não houver a opção "Administrador do grupo de trabalho", clique em Arquivo / Abrir, procure o arquivo mdb que voce protegeu, e clique em abrir. Certamente aparecerá uma mensagem de erro: "Sem permissão para abrir o objeto...", então clique em ok e verifique novamente no menu Ferramentas / Segurança, se apareceu a opção "Administrador do grupo de trabalho". Certamente ela aparecerá; então siga os demais passo

Aplique estes procedimentos em todas as máquinas e pronto! Seu sistema já está em rede. Voce poderá acessar com sua mesma senha de Administrador em qualquer máquina que voce tiver associado ao grupo de trabalho.
Lembre-se que eu utilizei nestes artigos a opção de proteger somente o banco de dados especifico. Se voce escolher a opção de proteção de todo o Access (onde voce pode privar o usuário de acessar outros ou criar novos bancos de dados) lembre-se que esta é uma opção extremamente restritiva, pois reverter estes processos pode ser muito complicado e problemático.

Na ultima parte do artigo mostrarei como configurar as permissões de acesso e responderei a dúvidas comuns que tenho recebido por e-mail. Até lá.

Links relacionados:
http://

Artigos relacionados:
  Nenhum artigo relacionado



 

   Copyright © Ativo Access 2003 - 2020- Todos os direitos reservados   Política de Privacidade | Fale conosco